Reconstrucionismo Helênico no Brasil (RHB)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Politeísmo Helênico na renascença

3 participantes

Ir para baixo

Politeísmo Helênico na renascença Empty Politeísmo Helênico na renascença

Mensagem  Thiago Oliveira Sáb maio 03, 2008 6:47 pm

Dentro dos propóssitos reconstrucionista encontramos a devoção aos deuses helênicos com a máxima verossímelhança possível com a religião clássica, desconsdierando as alterações ocorridas durante o período da Renascença.
A maioria das pessoas só conhece a história helênica do período Homérico até o fim do Helenismo com a morte de Alexandre. Dentre essas pessoas se encontra eu. Afinal , quais foram essas mudanças que ocorreram durante a Renascença ??
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Politeísmo Helênico na renascença Empty Re: Politeísmo Helênico na renascença

Mensagem  Alexandra Dom maio 04, 2008 6:36 pm

VÁRIAS!

Os mitos foram romanceados com ficção para ficarem mais "líricos", digamos assim. Basta ler o famoso "livro de ouro" de Bullfinch que todo o povo leigo adora, porque é todo cheio de estorinhas fantásticas e bonitinhas, e relaciona coisas que não existiam como se as explicasse, mas que não correspondem aos mitos originais.

Também as representações pictográficas dos deuses ficaram mais de acordo com a escola artística da época. Eros, por exemplo, era um adolescente moreno e virou uma criança loira.

Entre muitas outras coisas...
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Politeísmo Helênico na renascença Empty Re: Politeísmo Helênico na renascença

Mensagem  Thiago Oliveira Seg maio 05, 2008 3:27 pm

KKKKKKKkkkkkkk afro lol!


Eucharisto .. agora vou estudar um pouco mais Exclamation study
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Politeísmo Helênico na renascença Empty complicando um pouco

Mensagem  Lórien Dom Mar 01, 2009 12:12 am

Talvez fale algo fora de contexto, pois, se eu tiver entendido a sua pergunta, ela está falando sobre as mudanças que ocorrem no campo estritamente religioso. No entanto, eu sempre acho importante considerar, em termos mitológicos, que os mitos estão sempre em mudança.

A própria mitologia clássica já é diferente da mitologia dos períodos anteriores da Grécia (o Otto explica isso no "os deuses da Grécia", que a Alexandra citou na parte de indicação de livros, e ler Platão nos dá uma penca de exemplos desse tipo de caso, quando ele "inventa" versões míticas para explicar certas idéias) e ela vai se transformando ao redor de todo o tempo. Eu acredito (mas essa é uma crença minha e não dos reconstrucionistas) que não se deve invalidar totalmente representações míticas posteriores, mas compará-los com as fontes mais antigas e ver se elas têm coerência ou não. E, se tiverem, devem ser consideradas como as outras. Por que? Por que mesmo um texto da época antiga precisa ser posto em seu contexto.

Estudar como os deuses foram - ou como acredita-se que eles foram - introduzidos na Grécia também é um modo interessante de ir acompanhando essas mudanças. Para mim, esses são estudos bastante importantes em minhas práticas Wink

Lórien

Feminino Número de Mensagens : 4
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 21/01/2008

http://luthienbr.multiply.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Politeísmo Helênico na renascença Empty Re: Politeísmo Helênico na renascença

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos