Reconstrucionismo Helênico no Brasil (RHB)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pergunta sobre Deuses gregos

3 participantes

Ir para baixo

Pergunta sobre Deuses gregos Empty Pergunta sobre Deuses gregos

Mensagem  Lucius Sáb Mar 21, 2009 6:38 pm

Caros Amigos
Agradeço pelas respostas dadas pelo Thiago e por corrigirem a pronúncia das palavras em grego que pedi. Tenho uma pergunta:
Em Roma, o deus Janos(Janus) era quem presidia as portas do Paraíso e ele tinha as chaves para abrir e fechar as portas do céu e presidindo tudo no céu e na terra. Eu gostaria de saber no Panteão grego qual deus que tinha as chaves do Olimpo? qual deus fazia essa função?
Agradeço desde já a quem puder me responder essa pergunta que para mim é muito importante ok?
Abraços para todos.
Lucius

Lucius

Masculino Número de Mensagens : 8
Data de inscrição : 21/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta sobre Deuses gregos Empty Re: Pergunta sobre Deuses gregos

Mensagem  Alexandra Seg Mar 23, 2009 3:35 pm

Segundo o Hino Órfico 58, Eros é o guardião das chaves do céu e da terra, do ar e do mar.

E, segundo Apolodoro e Píndaro, Aiakos (Éacos) é o guardão das chaves do submundo (Hades), mas outros autores mais comumente atribuem essa função a Hécate.
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta sobre Deuses gregos Empty Re: Pergunta sobre Deuses gregos

Mensagem  Thiago Oliveira Seg Mar 23, 2009 9:07 pm

Já que estamos falanod sobre os Portões do Hades, vale lembrar que Xaronte / CAronte, era o transportador, aquele que levava as lamas até os portões do Hades, ao passo que Xerberus / Cérbero, o cão de três cabeças era uma espécie de guardião, que "comia" as almas dos não-mortos. Se um mortal vivo tentava adentrar o mundo de Hades, pertencente apenas aos mortos Ele o comeria, caso não, a alma passaria tranquilamente (agora sem trema : ( ) pelos portões.
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta sobre Deuses gregos Empty Re: Pergunta sobre Deuses gregos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos